O que as falsas notícias podem nos ensinar sobre os comportamentos do futuro?


05/04/2018
Por Inoven

2020 está aí e o que os estudos de futurologia apontavam há 5 anos, hoje, é realidade. Até ontem, os comportamentos mais valorizados no mercado de trabalho eram:

- Colaboração 
- Liderança
- Flexibilidade
- Foco no resultado
- Capacidade de análise 
- Pensamento estratégico

Esses comportamentos continuam importantes, mas não são mais considerados um diferencial. Se destaca mesmo quem tem habilidades fundamentais para os novos contextos que estamos vivendo.

Os estudos de futuro já apontavam mesmo para uma nova rota. Estamos nela. Quando vemos tantas notícias falsas se disseminando, vem à tona um comportamento do futuro: a necessidade de cada um ser seu próprio curador, ou seja, saber selecionar e avaliar o conteúdo que assimila e compartilha. 

Outro comportamento apontado nos estudos sobre o mercado de trabalho do futuro é a capacidade de edição das informações. Como eu faço links entre os mais diversos conteúdos que tenho acesso? Consigo estabelecer uma relação entre os mais diversos temas? Transformo essas informações editadas em algo que pode ser comunicado ao outro? Isso nunca pareceu tão útil. Agora é uma questão de sobrevivência.

Não basta, então, ter capacidade de análise para se aprofundar nos conteúdos. É preciso saber escolhê-los, estabelecer conexão entre os mais diversos assuntos e temas e, mais do que isso, é preciso comunicá-los de uma maneira eficiente para um outro que não partiu do mesmo ponto de vista ou conhecimento que o seu. Ufa! Difícil, não é? É esse o desafio que estamos vivendo.

E não é só nas redes sociais que isso se torna importante. As redes online são só um reflexo do que acontece diariamente também no ambiente de trabalho. Outra rede social, inclusive. 

Então, atenção para os comportamentos que, cada vez mais, farão uma baita diferença nesse futuro que já chegou:

- Visão do todo e longo prazo (noção de impacto e consequência)
- Capacidade de priorização e edição 
- Habilidade em estabelecer conexão entre os mais diversos temas e contextos
- Abertura à diversidade
- Liderança baseada na influência, no exemplo, na atitude.

Todos preparados para o futuro? 

por Renata Magliocca
Consultora de Inovação no Grupo Cia de Talentos