Estágio e Trainee: O que muda na hora de fazer um currículo


05/07/2019
Por Cia de Talentos

Diferentes níveis de oportunidades exigem diferentes formas de se apresentar ao mercado de trabalho. E estamos aqui para contar algumas pequenas (mas importantes) diferenças entre os currículos de candidatos a estágio, do CVs das pessoas que estão buscando vagas de trainee. 

Para entender as diferenças nos currículos, vamos primeiro retomar o que é um estágio e o que é um trainee:

Estágio

É uma vaga destinada a quem ainda está na faculdade, normalmente, com um ou dois anos pela frente para se formar. É uma oportunidade para, na medida em que o estudante vai recebendo conteúdo teórico na faculdade, ele também possa ter a experiência prática dentro de uma organização, para conhecer o mercado, para se desenvolver, para desenvolver competências e, claro, para entregar resultados para a empresa!

Dependendo da estratégia da empresa, o estagiário pode ser efetivado ao término do contrato ou não. No geral, isso depende de algumas variáveis, como o desempenho do profissional, ter vagas efetivas abertas dentro da organização, entre outros. É uma porta de entrada no mercado e, passar pelo estágio, é uma via de aprendizado.

Trainee

O trainee é uma vaga destinada a recém-formados na faculdade. A carga horária de trabalho é maior do que a do estagiário e o trainee já entra na empresa como efetivo. Os programas de trainee têm duração variada – alguns com menor tempo (8 meses, por exemplo) e alguns chegando a dois ou três anos – dependendo da estratégia da empresa.

O intuito de um programa de trainee é formar este profissional, para que ao fim deste período, ele possa assumir uma posição estratégica na organização – seja liderando um projeto, um time ou uma área. A expectativa quanto aos trainees é elevada, pois estes programas acabam servindo, muitas vezes, como estratégia de sucessão dentro das empresas. Lembre-se: O potencial para posições de média gestão à médio e longo prazo é avaliado nos candidatos a trainee.

Entendendo melhor o que é um estágio e um trainee, é válido dizer também que para ambos os perfis não consideramos como pré-requisitos ter experiência de trabalho, já que ambos são portas de entrada para o mercado e, em alguns casos, são a primeira experiência de trabalho de um profissional (principalmente, o estágio). Há alguns trainees e programas de jovens profissionais que consideram a experiência como um requisito – isso depende da estratégia da organização e vale ficar atento às informações do processo antes de se candidatar.

Dadas as devidas diferenças de ambos, vamos falar dos currículos!

Como fazer currículo

Como você pode ver, a expectativa em relação a um trainee é alta! Por isso, na hora de fazer um currículo, vale valorizar as experiências relevantes que você já teve – na faculdade, em trabalhos acadêmicos, se você teve um papel de liderança em estágios anteriores - dastaque todas essas informações. Além disso, ao se candidatar a uma vaga de trainee, é importante deixar claro o objetivo, em que área pretende atuar (verifique se a empresa que você procura tem vagas na área) e também em que nível. Por exemplo, “ser trainee na área de marketing”.

Para posições de estágio, a dica é valorizar as experiências que você já teve (experiências extracurriculares e, se tiver, profissionais). É uma forma de quem ver seu currículo, já ter uma noção do seu empenho, força de vontade, envolvimento e engajamento com diferentes atividades. Afinal, é isso que toda empresa procura, né? Alguém que não fique parado e que busque se desenvolver!

Para ambos os casos, o grande segredo talvez não esteja na hora de fazer o currículo, mas sim nas experiências que você adquire ao longo da vida! É importante desenvolver um idioma (seja num curso ou sozinho com livros ou pela internet), se envolver em atividades, aprender com elas e tudo o que falamos aqui em outros textos. Se o currículo é o retrato de quem você é, mais importante do que preparar um bom currículo é viver bem as oportunidades de desenvolvimento que temos pela frente. Faz sentido?

Mais uma vez, muito boa sorte nos processos seletivos e na sua jornada profissional!

Luís Maurício
Consultor – Cia de Talentos