Ensina Brasil está com inscrições abertas; conheça o programa


04/08/2019
Por Cia de Talentos

O Ensina Brasil é uma startup de educação, sem fins lucrativos e suprapartidária que acredita que os jovens mais promissores deveriam trabalhar para resolver os problemas mais complexos do país. Para isso, ela recruta e seleciona pessoas formadas em até 10 anos, de diversas carreiras de bacharelado e licenciatura, para participar do Programa de Desenvolvimento de Lideranças.

Em três anos de atuação, já foram mais de 23 mil inscritos e 230 ensinas selecionados, impactando mais de 42 mil alunos. A visão deles é de que um dia, todas as crianças terão uma educação de qualidade. O Ensina Brasil é parte de uma rede global com mais de 45 países, o Teach for All*, e conta com parceiros como: Fundação Lemann, Itaú Social, Fundação Estudar e The Haddad Foundation. 

*O Teach for All é uma rede internacional, que tem mais de 25 anos e trabalha para expandir oportunidades educacionais ao redor do mundo, acelerando o impacto das organizações que formam a rede, compartilhando aprendizados e informações, de modo a gerar sinergias que ajudem a superar os desafios e a maximizar os impactos.

Como funciona o Programa de Desenvolvimento de Lideranças do Ensina Brasil?

O programa é uma nova oportunidade para iniciar sua carreira, de forma similar aos programas de Trainee tradicionais. A diferença é o Ensina Brasil recruta, seleciona e capacita jovens talentos graduados de diversas carreiras de bacharelado e licenciatura (engenharia, letras, administração, física, etc..) para atuarem por 2 anos como professores em escolas públicas vulneráveis pelo Brasil, de forma remunerada, com capacitação e mentoria constantes.

Os jovens enfrentam um dos maiores desafios da vida deles, alinhando desenvolvimento de habilidades de liderança, alto impacto e propósito!
A carga horária do programa é de 40 horas semanais divididas entre aulas, planejamento, atividades curriculares, além da carga horária da formação continuada oferecida pelo Ensina Brasil.

Com a parceria e apoio dos professores e da comunidade local, eles buscam desenvolver o potencial e protagonismo dos alunos, ao mesmo tempo em que proporcionam uma experiência de liderança desafiadora para os participantes.

Depois de 2 anos, os Ensinas, impulsionados pela experiência e propósito, seguem na Rede Alumni, onde o potencial de cada um é acelerado para que atuem nas diversas frentes que precisam de mudanças no nosso país. Os alumni estão em diferentes trajetórias depois dos 2 anos do Programa. Alguns continuam como professores, outros estão trabalhando em Secretarias de Educação, outros estão em organizações do terceiro setor e há também os que estão em startups ou empreendendo.

Globalmente, o programa é reconhecido por recrutar jovens de alto potencial em todo o mundo. Nos EUA, por exemplo, aproximadamente 18% dos alunos que se formam em Harvard aplicam para o programa. O objetivo é criar um movimento pela educação no país, atraindo jovens talentos e desenvolvendo agentes de transformação, começando pela sala de aula!

Quais são os pré-requisitos?
A seleção dos participantes é feita de acordo com 7 critérios: Alinhamento de valores, Resiliência e Persistência, Humildade e Empatia, Habilidades Interpessoais, Pragmatismo e Responsabilização, Capacidade de Resolução de Problemas e que Sonha Grande.
  • Ser brasileiro(a) nato(a) ou naturalizado(a);
  • Português fluente;
  • Ter curso superior completo ou previsão de graduação até dezembro de 2019 (Você ainda pode se inscrever caso sua data de graduação tenha sido postergada para o primeiro semestre de 2020 em função de greve na sua universidade. Estes casos serão analisados posteriormente);
  • Ter concluído a primeira graduação há, no máximo, 10 anos;
  • Ter diploma de graduação em licenciatura ou bacharelado reconhecido pelo MEC;
  • Ter disponibilidade para participar da formação inicial de 5 semanas (300 horas):
        1 - Módulo presencial em São Paulo de 4 semanas em janeiro de 2020
        2 - Módulo online de 40h em Dezembro de 2019
  • Ter disponibilidade para participar do programa de fevereiro de 2020 até dezembro de 2021 (trabalho remunerado);
  • Ter disponibilidade para morar fora de sua cidade por 2 anos, a partir de fevereiro de 2020. O participante deve estar apto para mudar de Estado caso não seja alocado no seu local de residência (os Estados parceiros serão divulgados no momento da oferta).
Quais são as etapas do Processo Seletivo?
1. Formulário de Inscrição;
2. Testes Online;
3. Perguntas de Reflexão;
4. Dinâmica de grupo online;
5. Entrevista final online.

Observações:
Todo o processo seletivo é feito online. 
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato pelo e-mail: selecao@ensinabrasil.org