A Cia de Talentos apoia o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência!


21/09/2019
Por Cia de Talentos

No dia 21 de setembro é celebrado o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. De acordo com a Lei Nº 13.146/15, a pessoa com deficiência é a que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

Esta data foi escolhida por estar próxima ao começo da Primavera, estação conhecida pelo aparecimento, renovação e nascimento das flores. Metaforicamente, é uma forma de representar o nascimento e a renovação da luta das pessoas com deficiência.

Por que a data foi criada?

O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência surgiu para garantir a integralização de pessoas com deficiências físicas, auditivas, visuais e mentais sejam tratadas de maneira igualitária e sem preconceitos.

A Cia de Talentos não só apoia a data, como está sempre preocupada em buscar testes, avaliações e experiências de recrutamento e seleção de jovens que possibilitem a participação igualitária de todos os candidatos em cada uma das etapas dos nossos processos seletivos.

Para possibilitar e concretizar as ações, ajudamos nossos clientes contribuindo com a estratégia deles de atração de jovens com deficiência que querem ingressar no mercado de trabalho. Auxiliamos diretamente na reflexão do papel da organização, muitas vezes executado pela área de Recursos Humanos e, em especial, a reflexão de líderes para pensarem a inclusão e aceitação da diversidade no mundo atual.

Ainda temos muito a fazer

Sabemos que ainda temos um longo caminho a percorrer. Segundo dados do censo de 2010, último ano em que foi atualizada a informação, 23,9% da população brasileira declarava ter algum tipo de deficiência. 67,73% deste público estava acima dos 65 anos, o que representa uma parcela expressiva que já está em movimento de saída e não de entrada no mercado de trabalho.

Os dados estão bastante defasados e, isso nos leva a pensar: por que essas informações não foram ou não estão sendo atualizadas com maior frequência? Isso já nos traz uma grande reflexão sobre a cultura e forma de pensar dos brasileiros.

Além disso, pelos dados do IBGE 2018, 6,7% de crianças e adolescentes possuem alguma deficiência, o que representaria um número em torno de 4 milhões quando somado o volume da população na faixa etária entre 0 e 19 anos que, neste mesmo ano, girava em torno de 61 milhões.

É um número bastante expressivo que mostra claramente o quanto devemos investir e acreditar em ações mais inclusivas, contribuindo para uma sociedade mais igualitária e diversa.

Nós acreditamos que organizações, escolas e sociedades mais diversas e inclusivas agregam pensamentos, ideias, valores e propósitos, contribuindo diretamente por e para um mundo melhor!!!

E você? O que tem feito para contribuir com essa inclusão? Você tem convidado para a festa ou chamado para dançar? Cada um fazendo um pouco ajudará a chegarmos mais rápido nesse objetivo e a mudar nosso país e mundo????. “Se aprende com as diferenças e não com as igualdades” Paulo Freire

#boraaprender #serdiferenteelegal