7 dicas para encontrar a melhor - ou as melhores - atividades físicas pra você


03/09/2018
Por Cia de Talentos

Praticar atividade física com regularidade faz bem para o corpo e para a mente. Por isso, é essencial encontrar, ou reencontrar, aquilo que você gosta de fazer para não abandonar a prática de atividade física nunca mais!  

Cada pessoa tem seus gostos e objetivos. Há quem prefira treinar as modalidades mais tradicionais perto de casa em um dia, e uma atividade mais diferentona perto da faculdade no outro, e fazer uma atividade ao ar livre no final de semana. O importante é achar aquilo que você goste de fazer, que se encaixe no dia a dia corrido, e claro, que caiba no seu bolso também. 

Pensando nisso, elegemos 7 dicas para te ajudar a encontrar a atividade que te faz bem. Vem ver!


1) Pense sobre seu perfil 
 
Pense sobre seus interesses e naquilo que te motiva para começar a escolher a atividade física que irá incluir no seu dia a dia.
 
Se você é mais reservado, talvez ouvir uma música no fone de ouvido e fazer uma aula individual seja mais a sua cara. Mas, você pode também ser do tipo que gosta de se relacionar com outras pessoas enquanto treina e sua atividade ideal seja aulas em grupo.
 
Não tem regra! São tantas opções de modalidades que você nem imagina que existe. O segredo é testar.


2) Planeje seu tempo

Ficar atento aos seus horários e disponibilidade de tempo para incluir uma atividade física no seu dia a dia.

Você tem bastante tempo livre? Estuda e trabalha? Tem pouca flexibilidade de horários? Gosta mais de treinar durante o dia ou à noite? Pensar sobre esses pontos é fundamental para conseguir encontrar a melhor atividade para você praticar. 

É importante planejar seus compromissos e achar a melhor brechinha para incluir seus treinos na rotina corrida, assim vai ficar bem mais fácil de manter a regularidade dos treinos.


3) Encontre suas metas

Todas as atividades físicas te levarão benefícios para a saúde e bem estar, mas se você fizer algo que atenda às metas que você quer atingir será mais fácil você manter uma regularidade nos treinos. Pense então se você quer ganhar massa muscular, perder peso, melhorar o condicionamento físicos ou tudo isso junto. 

Fique atento também se você tem alguma limitação física. Nesses casos, algumas atividades são mais indicadas do que outras e acredite, com o esporte certo a prática ficará muito mais prazerosa.


4) Planeje sua grana

Um ponto que pode te desanimar na hora de achar uma atividade que você gosta de fazer é quanto você vai ter que desembolsar para pagar por isso. Mas boas notícias vem por ai!

Se você pensa que não vai ter grana para fazer luta, yoga e pilates você está enganado. É super possível você achar planos com valores acessíveis  e que não te prendem também se você quiser cancelar. Bom né?


5) Treine em locais perto de você

Para facilitar ainda mais sua procura pela atividade física, uma saída é encontrar locais para treinar perto de onde você estiver. Casa, trabalho, faculdade… Como você preferir!

Já pensou se o local que você faz yoga é muito longe do caminho que você costuma fazer no dia a dia? É bem capaz que algum  imprevisto tome o lugar do treino ou o cansaço te vença. Vai ficar mais fácil  se você achar opções acessíveis que sejam convenientes às suas necessidades, te ajudando ainda a reservar tempo para outras atividades. 

Pensando nisso, uma boa alternativa é achar planos que te deem a liberdade para praticar modalidades diferentes quando e onde quiser. Com eles você pode ir sempre no mesmo local ou todos os dias em academias diferentes. Tem de tudo! De musculação a esgrima, passando por yoga, pilates, natação, box... Uma delas vai fazer seu tipo


6) Teste de tudo um pouco

Achar a atividade física que você goste de praticar e que drible aquela preguiça de fugir do treino requer um pouco de tempo, pois você precisa testar várias para achar aquela, ou aquelas, que mais te atraem. 

É normal você fazer um atividade uma vez, não gostar mas querer testar de novo, ou então partir para uma outra opção. Se você reluta em testar modalidades novas, tem chances de perder a oportunidade de se surpreender ao testar algo novo. O ideal é você achar um plano que te permita experimentar de tudo um pouco quando e onde você quiser.


7) Não desista

A última dica que é importante você ter em mente que é necessário insistência e empenho para achar o esporte que mais tem a ver com você. É incomum que uma mudança de hábito ocorra de uma hora para a outra.

Mas com certeza, depois que você passar por esse processo e perceber que praticar exercícios transforma sua disposição, saúde, e corpo como um todo, todo o esforço vai valer a pena!


Conteúdo escrito por Gympass, plataforma que disponibiliza acesso à milhares de academias e estúdios em todo o Brasil através de uma única mensalidade.

Curtiu a ideia de achar a atividade física, ou várias, que fazem você se sentir bem? Dê uma olhadinha nas condições especiais para candidatos Cia de Talentos: planos a partir de R$59,90 e 1º mês grátis até você se formar.