4 tendências que provam que o futuro da educação vai mudar


13/07/2018
Por Inoven

Já está mudando...



Se você digitar a palavra “tendências” em um site de busca, certamente encontrará milhares de resultados. Essa é uma palavra que realmente está na moda, no consumo, na mobilidade urbana....em tudo! Falar de tendências virou uma tendência :)
 
E nós, aqui da Cia de Talentos, a-do-ra-mos acompanhar essas tendências, especialmente aquelas que têm um impacto direto com o nosso trabalho. E uma que temos estudado intensamente nos últimos anos é o futuro da educação para a carreira. E sabe o que ela indica?

1) Que o indivíduo está cada vez mais empoderado, conectado em rede, mobilizando revoluções na sociedade. E isso impacta também a educação: as experiências informais de aprendizado vêm conquistando um espaço antes ocupado somente pelos diplomas e certificados de cursos formais. As pessoas querem aprender no seu tempo, de acordo com seus desejos, construindo a sua própria jornada.

2) Que mais importante do que aprender um conjunto de conhecimentos e habilidades pré-determinados, seremos desafiados a aprender constantemente. “Aprender a aprender” será o real antídoto para lidar com as incertezas e mudanças no mercado de trabalho.

3) Que o mundo, já sem fronteiras, também abre espaço para uma educação sem fronteiras. Aprendemos muito além da sala de aula: pode ser assistindo a um vídeo, um podcast, vendo um filme...e isso não é novidade! A grande diferença é que agora reconhecemos que essas experiências também geram – e muito – aprendizado.

4) Que, mais do que nunca, aprendemos com outras pessoas. A chamada inteligência coletiva ganha cada vez mais força, permitindo que sessões de co-criação e desafios em grupo sejam promovidos nas mais diversas esferas: na economia, na política e, claro, nas empresas.
 
Não podemos negar que algumas dessas tendências serão vistas na prática somente em alguns setores, em alguns países ou em determinadas regiões, pelo menos no curto prazo. Mas o ponto aqui é percebermos que algo está mudando – drasticamente – a forma como nós aprendemos. E seja nas escolas, nas universidades ou no mercado de trabalho, ignorar esse movimento de mundo é ignorar a nossa evolução. E já que é para mudar, que seja para melhor!
 
Até breve!

Halina Matos
Palpiteira em assuntos ligados à gestão de pessoas, inovação e diversidade. Psicóloga de formação e paixão, mestre em empreendedorismo social, especialista em carreira e em design thinking.... e com interesse especial nas micro-revoluções para transformar as organizações e a sociedade.