Processo Seletivo, em geral, são todos os esforços feitos para conectar oportunidades de trabalho a pessoas que tenham o perfil para ocupar aquela vaga. O Grupo Cia de Talentos dispõe de diversas iniciativas em conjunto com empresas e universidades para realizar todos esses esforços e desenvolver o processo. 
As etapas dos nossos processos seletivos são definidas conforme os critérios da empresa. Recomendamos que você verifique as etapas de cada oportunidade e outras informações importantes como os pré-requisitos, atividades e objetivos a desenvolver na página de inscrição de cada vaga.

Veja agora nossas oportunidades aqui.
Sabemos que esperar nem sempre é muito agradável. Acontece que para conectar candidatos como você a vaga que melhor se adequa ao seu perfil, exige um esforço que se divide em diversas etapas, e pode acreditar, são muitas!

O período de inscrição dura geralmente um mês para os programas de estágio e trainee. Em seguida, começamos a analisar os dados de todos os candidatos e os aprovados recebem testes com um prazo para realizar. Depois disso, precisamos analisar os resultados dos testes e construir o ranking dos aprovados, que vão para a próxima fase que são as Dinâmicas de Grupo (no caso das vagas da Cia de Talentos) ou fazemos contato telefônico (no caso das posições da Cia de Experts) para analisar perfil técnico e comportamental básico.

Essas etapas podem levar de 5 dias até 2 meses, de acordo com o número de candidatos que temos para avaliar. Por fim, chegam as Entrevistas Finais. A duração dessa última etapa também pode variar bastante, dependendo do número de vagas e candidatos. Por isso os processos acabam tendo em torno de 4 a 6 meses de duração. 
Fique tranquilo, todos os candidatos recebem retorno sobre sua participação, independentemente de ser positivo ou negativo. Assim que terminar a fase do processo que está participando, você receberá um retorno por e-mail contando sobre a próxima fase (aprovado) ou agradecendo sua participação (reprovado). 
Todos os processos seletivos buscam um perfil específico para cada vaga, então realmente não é toda oportunidade que vai se aplicar a você, mas com certeza existe alguma que combine com você. Porém, existem alguns fatores que podem contribuir para que você seja reprovado. Preste bem atenção neles:

•           Se você não apresentou os requisitos básicos para a vaga, ela não era para você. Procure outra e pesquise os detalhes;

•           Não interagir com as pessoas e não contribuir para as atividades propostas é um fator decisivo de reprovação. Fique atento a isso;

•           Postura inadequada também reprova. (comportamentos não condizentes com a situação de trabalho profissional – falta de educação, grosseria, indiferença, comportamentos e valores antiéticos, agressividade extremada, etc.) Reveja algumas atitudes e tente novamente.
Todos os nossos serviços são gratuitos, mas o deslocamento é por sua conta. Porém, fique atento ás informações divulgadas pelas empresas em nosso site. Cada uma tem sua política e o fornecimento ou não de deslocamento pode variar de acordo com o processo seletivo.

 
Para começar você precisa fazer um cadastro em nosso site para ver as oportunidade. Depois o próximo passo é encaminhar suas informações profissionais para nós. Diversas oportunidades aguardam por você! Que tal aproveitar e entrar agora mesmo? Veja como é simples

1. Acesse aqui;
2. Crie seu usuário
3. Siga as orientações da tela;
4. Confirme ao final de todo procedimento.
5. Localize a posição de seu interesse.
6. Clique em inscreva-se
7. Confirme se está dentro das especificações da posição antes de preencher suas informações. 

O serviço é totalmente gratuito. Acredite no seu talento e conte conosco.
Para efetuar o cadastro nós vamos precisar de um CPF (Cadastro de Pessoa Física), mas, mesmo que você não o tenha, nós temos uma solução: acesse o site www.geradorcpf.com. Lá você vai poder gerar um número fictício para a realização do seu cadastro. Desta forma, você poderá participar dos nossos processos, sem que seja prejudicado. Se for necessário, no RG você pode inserir o número “0”.
 
Infelizmente não podemos cancelar um de seus cadastros, mas podemos te ajudar com algumas orientações para você completar a sua candidatura.
Provavelmente, a mensagem que está aparecendo para você ao tentar se inscrever é a seguinte:

 •           Você não pode se candidatar à vaga utilizando a identificação atual (X), pois já deixou seu currículo anteriormente na empresa utilizando outra identificação (Y) e a empresa não permite mais de um currículo por candidato.

•           O login que você deve utilizar é o segundo que aparece na mensagem, que corresponde a letra Y.

•           Se continuar com problemas, acesse o assistente virtual, ele está preparado para tirar todas as dúvidas e ajudar você a solucionar os problemas, é só clicar aqui

 
Se você esqueceu a senha do nosso site, você pode alterá-la em qualquer momento clicando aqui.

Para expandir suas possibilidades, o Grupo Cia de Talentos trabalha com diferentes plataformas para o gerenciamento de seus processos seletivos, e através delas você consegue solucionar esse problema.
Caso tenha esquecido de sua identificação/login e senha, acesse a plataforma VAGAS.com ou ATS GLOBE e selecione a opção recuperar senha para receber o link de recuperação no e-mail cadastrado.
A Cia de Talentos ainda não tem oportunidades para Jovens Aprendizes, mas temos uma dica pra você. Continue nos procurando, com certeza vamos ter a vaga adequada ao seu momento profissional, ao longo da sua carreira. Temos vagas e programas para Estágio Técnico, Estágio Superior e Trainees, geridos pela unidade de negócios Cia de Talentos.

E também todas as demais posições onde experiência e ampla vivência profissional sejam requeridas através da nossa unidade de negócio Cia de Experts. Mas, preste atenção: mesmo não estando em um Colégio Técnico ou Universidade, você já pode começar a dar seus primeiros passos com o Instituto Ser Mais. Esse nosso parceiro está preparado para te ajudar a ser um Jovem Aprendiz, com diversos cursos de capacitação, encontros e palestras! Conheça o trabalho do Instituto Ser Mais aqui ou conheça a página do Facebook clicar aqui.
Não trabalhamos com distinção de talentos, isso quer dizer que não temos vagas destinadas apenas para pessoas com deficiência ou necessidades especiais, todas as nossas vagas são para todos. Então aproveite e fique à vontade para se cadastrar em todas as oportunidades que tiver interesse! Para verificar as oportunidades clique aqui
Nem sempre a empresa divulga o local da vaga, pois muitas vezes um mesmo Processo ou Programa pode ter diversas vagas para diferentes cidades. Mas, quando a empresa divulga o local, você encontrará essa informação na Página de Inscrição da oportunidade.
Acesse o site aqui, conheça as oportunidades de seu interesse.
Para participar de nossos processos seletivos, é necessário que você entre no nosso site, faça seu cadastro, veja as oportunidades oferecidas, localize a vaga do seu interesse e faça sua inscrição, seguindo os passos abaixo:
1. Acesse nosso site;
2. Faça seu cadastro;
3. Após preencher suas informações pessoais serão recomendas oportunidades adequadas ao seu perfil;
4. Verifique a opção “Inscreva-se” e clique nela;
5. Caso seja direcionado para o hotsite do processo seletivo, clique em Inscreva-se;
6. Leia as informações sobre a vaga e clique em candidatura;
7. Entre com sua identificação e senha;
8. Preencha as fichas caso sejam solicitadas;
9. Não se esqueça de clicar em confirmar candidatura.
Os processos seletivos das empresas parceiras que trabalhamos estão disponíveis em nossa página de oportunidades. Para outras posições futuras, acompanhe nosso site e o site da empresa de seu interesse.
Trabalhamos com diferentes plataformas para gerenciar suas vagas e seus processos seletivos.
Para consultar o status de sua participação em processos seletivos na plataforma VAGAS.com clique aqui com sua identificação e senha e localize a opção “Ver seu histórico e acompanhar processos seletivos” e em seguida clique em “Histórico”. Você terá acesso a todas as mensagens que recebeu em cada um dos processos que está inscrito.
Para consultar o status de sua participação em processos seletivos na plataforma ATS GLOBE clique aqui com sua identificação e senha. Você terá acesso ao seu histórico com todas as mensagens, avisos e notificações que recebeu em cada um dos processos que está inscrito.
Para o envio do seu currículo ser confirmado, precisamos que você preencha as informações da sua graduação. Utilizamos em nosso Cadastro Básico o padrão de classificação do Guia do Estudante que agrupou cursos com grades curriculares iguais ou parecidas em um único nome, já que temos no Brasil, mais de 30.000 nomes de cursos diferentes! Caso tenha dificuldades em encontrar seu curso ou faculdade em nosso cadastro, envie uma mensagem pelo nosso formulário clique aqui respondendo as seguintes perguntas:

• A sua graduação é bacharelado, licenciatura ou tecnológica?
• Qual curso você faz?
• É presencial ou à distância?
• Qual o nome completo e sigla da sua universidade/faculdade?
• Sua universidade/faculdade fica em qual estado?
• Qual a cidade do campus?
• Qual das informações você não conseguiu localizar?
• Em qual processo seletivo você está tentando se inscrever?
 
Lembre-se: é muito importante que você preencha a ficha de Cadastro Básico corretamente, pois só assim podemos garantir que as análises do seu perfil serão feitas corretamente para encontrar sua vaga.
Pode sim. Todos os candidatos inscritos em nossos processos seletivos serão avaliados. Mas, verdade seja dita: é claro que quem preencher todos os pré-requisitos informados na página de inscrição da vaga acaba saindo na frente.
O momento da inscrição é muito importante e merece toda a sua atenção pois é nesse momento que você vai poder realizar alterações na sua ficha.  As fichas são bloqueadas para alteração após término de sua inscrição. Após esse período, você deve seguir os seguintes passos para alterar informações:

1. Clique aqui e localize o logo da empresa em que se candidatou;
2. Clique em Acompanhe seu Processo e entre com sua identificação e senha.

Na área do candidato será possível alterar seus dados pessoais.
Pode ficar tranquilo, você não precisa pagar nada em nosso site. Tanto o cadastro quanto a participação nas oportunidades são totalmente gratuitos. A única coisa que você pode vir a pagar é o deslocamento para as etapas presenciais dos processos seletivos. Se tiver alguma dúvida ou quiser alguma dica, a gente te ajuda.
Desenvolvemos diversas metodologias para conhecer você e encontrar a vaga que é a sua cara, por isso não aceitamos envio por e-mail.  Para fazer parte dos processos de seleção atendidos pelo Grupo Cia de Talentos, você precisa:

1. Acessar a página de Oportunidades do Grupo Cia de Talentos
2. Escolher a melhor opção dentre as fornecidas;
3. Verifique a opção “Inscreva-se” e clique nela;
4. Caso seja direcionado para o hotsite do processo seletivo, clique em Inscreva-se;
5. Leia as informações sobre a vaga e clique em candidatura;
6. Entre com sua identificação e senha;
7. Preencha as fichas caso sejam solicitadas;
8. Não se esqueça de clicar em confirmar candidatura.
Você pode concorrer a quantas vagas quiser, mas para isso precisa entrar no site, olhar as oportunidades e se cadastrar nas que mais gostar. Caso você queira, a gente dá uma mãozinha e envia no seu e-mail todas as opções de vagas que forem adequadas ao seu perfil, é só se cadastrar.
 
Sim, estamos atentos e queremos ver você trabalhando com o que gosta tanto quanto você. Quando as inscrições para um processo seletivo são abertas, selecionamos os perfis adequados para aquela vaga e damos um alerta para a candidatura por e-mail. 
Tem vezes que a espera pode se tornar longa, ainda mais quando se trata de algo que queremos muito. Por isso vamos te explicar um pouco o que andamos fazendo por aqui desde que você se candidatou a vaga.
Estamos na etapa de análise de todos os dados de todos os inscritos. Como é bastante gente, dividimos os inscritos em grupos de avaliação. Logo logo seu grupo deve ser analisado, se não estiver sendo agora mesmo!
Pode ficar tranquilo que assim que terminarmos você vai receber um retorno, seja positivo ou negativo.
 
Pode sim. Quando fazemos um processo seletivo, ele é voltado para um perfil. Uma única empresa pode ter vagas diferentes, cada uma buscando um perfil diferente de candidato. Quando você é reprovado em um processo, significa que não tinha o perfil para aquela vaga especificamente, e não para a empresa como um todo. Por isso, não dando certo em uma vaga, sinta-se à vontade para aplicar para outras.
 
Com toda certeza você já pesquisou bastante sobre programas de trainees e fases do processo. Por isso, vou direto ao ponto quanto às dicas de como você deve se preparar para mandar bem na fase de Assessment ou Painel!

1) Apresentação pessoal



Mais do que contar a sua história, você precisa deixar claro o aprendizado e os impactos que os momentos relatados por você tiveram na sua vida. Resgate fatos e momentos que te ajudaram a ser quem você é hoje, construindo, de forma cronológica, uma linha do tempo. Pense no porquê esses eventos foram importantes e quais foram os aprendizados. Saiba reconhecer e divulgar seus acertos e conquistas e garanta que eles estejam alinhados aos objetivos do negócio.

Busque estruturar sua narrativa de forma a despertar a atenção dos avaliadores. Caso precise de inspiração, busque informações sobre storytelling que é a capacidade de contar histórias relevantes.

Outra dica importante é sempre usar a 1ª pessoa do singular (EU) ao contar a sua história. Jamais fale de você na 3ª pessoa.

Vou relatar dois exemplos que ilustram bem as dicas acima:
Na seleção para uma grande empresa de agronegócio, um candidato fez sua apresentação pessoal usando, como metáfora, as fases da sua vida e um fertilizante (produto usado pela empresa). Ganhou a atenção não só pela criatividade, mas por ter identificado muito bem os pontos importantes da sua história com o segmento da empresa.

Já outro candidato não teve a mesma sorte ao se apresentar na 3ª pessoa. “Bom dia a todos! Vou apresentar o Fulano (ele mesmo) que é um experiente profissional da área financeira. Com 17 anos ele fez intercâmbio e aos 19 conquistou seu primeiro emprego, onde descobriu que levava jeito para a área financeira”. Estranho, não é?

2) Resolução do desafio em grupo



Ser trainee é para aqueles que desejam ocupar posições de liderança nas empresas e gostam de desafios complexos. A carreira exige que a pessoa esteja sempre fora da sua zona de conforto e aprenda rápido em ambientes de alta exposição.

Na etapa presencial você receberá um desafio a ser solucionado em grupo. Aqui entram dois cuidados primordiais:
1. O interesse pelo negócio em que a empresa atua faz toda a diferença na hora da seleção, portanto, prepare-se muito bem: estude o segmento da empresa, conheça os produtos, quais desafios estão enfrentando, como foi a performance financeira no último ano, quais são os concorrentes, como está o mercado, etc. Isso lhe será muito útil na discussão em grupo, na contribuição de ideias, na tomada de decisão e solução do problema. 
2. Participe ativamente. Os selecionadores buscam frequência de comportamento, portanto, não adianta só falar quando o gestor chega perto ou usar frases de efeito para chamar a atenção para uma suposta habilidade. Contribua com seus conhecimentos, ouça o que os colegas têm a dizer, incentive a participação dos mais calados, analise as sugestões dadas e proponha soluções pragmáticas.

3) Comportamento na entrevista



A entrevista é um momento importante, pois as atenções estarão concentradas em você e na sua história.  Ouça com atenção as perguntas e responda de forma objetiva, contando o que você fez, porque agiu dessa forma e que resultados obteve. Busque contar suas experiências, diversificando-as se possível, pois será por meio delas que o entrevistador irá acreditar que você repetirá comportamentos e resultados esperados para a vaga em questão.

4) Postura



Fique atento a sua postura durante todo o processo. É esperado maturidade de um futuro trainee e você já deve ter ouvido falar que maturidade não tem a ver com idade, correto?

Cuidado com brincadeiras indevidas, comentários inapropriados, excesso de gírias e informalidade. Não se engane: mesmo em ambientes corporativos descontraídos, lembre-se de que você está num processo seletivo e naturalmente será avaliado em todos os momentos.

Adriana Rodrigues é psicóloga, mestre em Psicologia Social e consultora da Cia de Talentos.

 
Quando chega a hora de recrutar novos colaboradores, sempre surge a dúvida: qual melhor modelo de processo seletivo? Dinâmica? Entrevista coletiva? Entrevista Individual? Se for dinâmica, online ou presencial? Skype funciona para entrevista individual? Quando não vale a pena fazer entrevista remotamente?

Estes questionamentos pairam sobre os clientes frequentemente. Portanto, fique tranquilo que você não está sozinho! O mais importante para tomar a melhor decisão é comparar o nível de senioridade da posição e qual o nível de profundidade que deseja avaliar. Seguem abaixo algumas alternativas:

PÚBLICO JOVEM SEM EXPERIÊNCIA
Se o público a ser selecionado é jovem e ainda sem experiência profissional, dinâmicas podem ser a melhor solução. Se existem candidatos por todo o país, e a empresa não tem verba para arcar com a presença de todos, o Skype pode ser uma excelente aliado. É importante escolher com cuidado o tema que será tratado na dinâmica, pois no caso da ocorrência online, não existe a possibilidade de aplicar atividades nas quais os candidatos teriam que construir coisas, por exemplo. O melhor é escolher atividades onde eles possam discutir temas em grupo, gerenciar conflitos, criar cenários hipotéticos para solução de problemas. 

PÚBLICO JOVEM COM EXPERIÊNCIA
Neste caso, é possível começar a mesclar etapas coletivas e individuais. Uma primeira etapa com dinâmicas ou entrevistas coletivas, pode ajudar na triagem inicial. Uma etapa de entrevistas individuais pode esclarecer pontos de dúvidas que surgiram na etapa anterior e ajudar a identificar competências especificas para a função que será exercida, como solicitar que o candidato traga evidências práticas de liderança de projetos, situações onde teve que usar seu poder de influência, entre outros.

PÚBLICO MADURO COM EXPERIÊNCIA
Para o caso de profissionais experientes, não se recomenda a utilização de dinâmicas, sejam presenciais ou online. Dependendo da posição, o mercado é bastante restrito e a possibilidade dos candidatos se conhecerem é grande, o que traria exposição desnecessária para os participantes. Desta forma, recomenda-se a utilização de testes de conhecimentos específicos e entrevistas individuais. Assim, caso a posição seja na área de contabilidade ou fiscal, por exemplo, uma prova prática pode indicar o quanto a pessoa domina o tema, e a entrevista individual por competências pode trazer à tona características de perfil desejadas pelo recrutador. Além disso, é possível tomar referências profissionais com gestores anteriores, a fim de confirmar comportamentos e habilidades identificados na entrevista.

PÚBLICO MADURO COM EXPERIÊNCIA, JÁ COLABORADOR DA EMPRESA
Caso a vaga da empresa possa ser preenchida com candidatos internos, é possível aplicar a ferramenta de assessment para avaliar o grupo de profissionais que desejam participar. Esta ferramenta possibilita comparar o grau de prontidão dos interessados com as necessidades específicas da função. É extremamente importante deixar claro para os interessados que esta ferramenta será utilizada exclusivamente para o processo seletivo para aquela vaga, e não será utilizada para futuras oportunidades ou para definir sobre algum desligamento. Transparência no processo é essencial para que os profissionais se sintam seguros em manifestar interesse em posições internas e saibam que a avaliação será feita de forma isenta.

Estas são apenas algumas alternativas de ferramentas de processos seletivos. Existem ainda outras ferramentas de apoio, como inventários de personalidade, que podem enriquecer ainda mais o processo seletivo. Escolha o que melhor se encaixa ao seu público, seu orçamento e seu tempo, e boa seleção!

Eliana Mourão
Consultora em Recrutamento & Seleção, engenheira química por formação, curiosa incurável, sempre disposta a aprender sobre as coisas e sobre as pessoas. Acredito que o universo é um infinito de possibilidades e que sempre é tempo de se reinventar!
Depois do planejamento e da definição da seleção, vamos mostrar na integra como definir as técnicas de seleção e o que perguntar para cada competência que querem avaliar.

Gabriela Cruvinel
É psicóloga pelo gosto por gente, histórias e curiosidade sobre escolhas! Não fale a palavra carreira perto dela, porque a chance de render um papo é altíssima! Apaixonada por livros de todos os tipos, mas os romances têm um lugar especial no seu coração!
Essa fase do processo seletivo é tão importante quanto as anteriores e sabemos que normalmente é rápida, por isso para finalizar nossa série, trouxemos um vídeo com direcionamentos para as empresas juniores estruturarem a troca de membros e garantirem que as informações e aprendizados permaneçam.
 
Esperamos que nossa série ajude vocês no próximo processo seletivo!
Caso não tenham conferido os outros conteúdos, a série completa está aqui no nosso site e no nosso Youtube.